Juventude e televisão: apropriações e representações de uma identidade local

Autores

  • Marcos Vinicius Meigre e Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Ramalho Procópio Xavier Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palavras-chave:

Representações sociais, telejornalismo regional, juventude

Resumo

Este artigo discute a representação da cidade de Cataguases (MG) transmitida pelo telejornal MGTV, da TV Integração de Juiz de Fora. A partir de discussões em grupos focais com estudantes da cidade, nosso objetivo é analisar quais elementos da identidade local são focalizados pela TV regional e como eles são interpretados pelos estudantes. Fundamentamos nossas discussões teóricas em conceitos como representações sociais, identidades e diferenças e detectamos duas formas diferentes de reconhecimento de Cataguases na TV: de um lado, jovens da escola pública não se sentem representados pelo telejornal; por outro lado, jovens da escola particular se mostram familiarizados com tradições da cultura local difundidas pela elite da cidade.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Meigre e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Mariana Ramalho Procópio Xavier, Universidade Federal de Viçosa

Professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa. Mestre e doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela FALE/UFMG.

Downloads

Publicado

2016-02-12