Judaísmo: a identidade que sobreviveu a propaganda nazista

Autores

  • Renato Somberg Pfeffer Faculdade Ibmec MG
  • Cláudia Osna Geber

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n01.p%25p

Palavras-chave:

Judaísmo, Propaganda, Nazismo.

Resumo

Defendendo a ideia que a propaganda Nazista tinha como um de seus principais objetivos a destruição do povo judeu e de tudo que o mesmo representa, este estudo tem como objetivo entender como a identidade judaica sobreviveu frente a esta ideologia que tinha como objetivo destruí-la. Por meio da análise do polêmico conceito da identidade étnica judaica e do entendimento do que foi a propaganda nazista, o artigo defende que a sobrevivência judaica, tanto física quanto indenitária, simboliza o fracasso do projeto nazista e abre perspectivas para se repensar a crise de identidade na sociedade pós-moderna.

 

Biografia do Autor

Renato Somberg Pfeffer, Faculdade Ibmec MG

Graduado em Comunicação (UFMG). Mestre em Sociologia (UFMG). Doutor em Filosofia (Universidade Complutense de Madri). Professor da Faculdade Ibmec. Email: renatopfeffer@yahoo.com.br

Cláudia Osna Geber

Graduada em Publicidade e Propaganda (Universidade Positivo) e em Administração (UFPR). Pós-graduada em Marketing (FAE). Mestranda em Comunicação pela PUCPR. E-mail: claudia.osna@gmail.com

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Publicado

2017-03-08

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA