Como os professores aplicam o Pensamento Computacional em atividades destinadas ao Ensino Fundamental I? Da Formação Continuada para a sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14210/jcthink.v3.n1.p50Palabras clave:
Pensamento Computacional, Ensino Fundamental I, Formação ContinuadaResumen
INTRODUÇÃO: Não há um consenso sobre quais as habilidades podem ser feitas a partir do aprendizado do Pensamento Computacional (PC). No entanto, os professores e pesquisadores concordaram que, com o aprendizado do PC, os indivíduos podem adquirir e expandir diversas habilidades. Cursos sobre o PC têm sido realizados no Brasil e em outros países com o objetivo de motivar os professores a usar o PC em suas práticas de sala de aula. OBJETIVO: Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso que investigou a viabilidade da introdução de atividades sobre o PC para as crianças do Ensino Fundamental I. MÉTODO: Primeiramente, foi cumprida hum curso de formação continuada sobre Pensamento Computacional com participação de 14 professores. As pessoas puderam compreender os recursos do PC e, consequentemente, tornaram-se capazes de planejar as atividades do PC e aplicá-las em suas respectivas salas de aula. Após, os dados foram coletados durante uma pesquisa sobre como lentes quantitativas e qualitativas. RESULTADOS: os resultados foram os que alcançaram um grau de concordância entre 56% e 71% em relação à capacidade de compreensão e aplicação do PC para o desenvolvimento de competências não Ensino Fundamental I. Os achados qualitativos revelaram que os participantes puderam organizar atividades de ensino vinculadas The element and computational studies in the education in which that "computational computational" foi incorporada. CONCLUSÃO: Práticas que estimulam o PC nos alunos são mediadas pelo uso de diferentes estratégias de ensino como uma Gamificação e a Cultura Maker. Essas atividades também podem ser relacionadas com a Base Curricular Comum Nacional.Descargas
Publicado
2020-06-01
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Sección
Invited Papers
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