Vinculação do Pensamento Computacional com a BNCC no Ensino Fundamental I: um estudo qualitativo sobre a perspectiva dos professores
DOI:
https://doi.org/10.14210/jcthink.v3.n1.p19Palabras clave:
Pensamento Computacional, BNCC, Ensino Fundamental IResumen
INTRODUÇÃO: A incorporação de formas de desenvolver habilidades de computação no ensino primário e secundário tem sido uma demanda em alguns países e prática em outros. Entre essas habilidades, o Pensamento Computacional (PC) tem o objetivo de trabalhar a capacidade de usar ferramentas mentais para encontrar soluções para os problemas. A Base Curricular Comum Nacional (BNCC), do Brasil, o PC aparece estritamente aplicado ao componente curricular de Matemática e focado no uso de tecnologias. OBJETIVO: Este artigo apresenta as conexões entre o PC e as habilidades e áreas do conhecimento preconizadas pela BNCC. Essas conexões foram identificadas a partir de atividades criadas e aplicadas por professores do Ensino Fundamental I. MÉTODO: Realizou-se um curso prático de formação continuada, distribuídos em duas turmas, em que grupos de professores tiveram que lidar com atividades de ensino que associaram o PC à BNCC. Durante o curso, os participantes foram encorajados a criarem atividades práticas para posterior aplicação em suas respectivas salas de aula. No total, 33 atividades foram construídas pelos participantes. Posteriormente, essas atividades foram examinadas e algumas partes foram codificadas seguindo uma abordagem de análise qualitativa. RESULTADOS: Como resultado, identificou-se códigos relacionados as ações, conceitos e processos que foram conectados as quatro áreas do conhecimento da BNCC. CONCLUSÃO: A maioria dos participantes preferiu utilizar atividades desplugadas e aplicou diferentes estratégias de ensino. Além disso, conclui-se que o PC caracteriza-se como um elemento multidisciplinar e pode estar associado a diferentes componentes curriculares. Mesmo com dificuldades em algumas atividades, admite-se que os participantes conseguiram fomentar entre seus alunos o "pensar computacional".Descargas
Publicado
2020-06-01
Número
Sección
Invited Papers
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la revista el derecho de primera publicación, el el trabajo simultáneamente licenciado sobre la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores tienen autorización para asumir contrato adicionales separadamente, para la distrubución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (ej. publicar en repositorios institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (ej. en repositorios insituacionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede producir alteraciones productivas, como también aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).