Um relato sobre estratégias de motivação e desenvolvimento do pensamento computacional para e por mulheres
DOI:
https://doi.org/10.14210/jcthink.v3.n1.p34Palavras-chave:
Gender, Computational thinking, Programming Teaching and Learning, Higher EducationResumo
INTRODUÇÃO: Iniciativas para engajar meninas e mulheres nas áreas relacionadas a STEM têm sido reportadas com sucesso na literatura. Entretanto, essas iniciativas devem contemplar a participação da comunidade local e abordar suas necessidades e interesses. OBJETIVO: Este artigo relata um projeto que visa aplicar diferentes estratégias para motivar e ensinar o pensamento computacional para mulheres, liderado por alunas de Ciência e Tecnologia da UFABC. MÉTODO: A metodologia propõe três frentes de trabalho: pesquisa (compreensão dos fatores que afastam meninas do curso de Ciência da Computação), ações de divulgação e ensino de lógica de programação para mulheres. RESULTADOS: As pesquisas preliminares revelaram uma participação feminina menor de 18% em todas as disciplinas do curso e uma porcentagem inferior a 15% de alunas formadas. As ações de ensino tiveram o total de 61 concluintes. Os eventos realizados (workshop e seminário) tiveram cerca de 80 participantes. CONCLUSÃO: As ações de pesquisa, ensino, extensão e divulgação deste projeto conseguiram engajar mais de 200 mulheres e contemplar os interesses da comunidade interna e externa a UFABC. Como trabalho futuro, as iniciativas serão estendidas a escolas de ensino médio da região. A metodologia deve ser consolidada e aplicada no nível institucional para incluir outros cursos de STEM da UFABC.
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