Computer Teaching Supported by Gamification
DOI:
https://doi.org/10.14210/jcthink.v2.n1.p95Palavras-chave:
Gamification, Computational thinking, Educational RoboticsResumo
INTRODUÇÃO: Este artigo apresenta um relato de experiência no ensino de computação através da disciplina facultativa de robótica usando gamificação e metodologia de resolução de problemas em turmas do ensino fundamental. OBJETIVOS: Observar a influência da gamificação e do uso de situações problemas durante as aulas e comparar a capacidade de resolução de problemas com alunos que não participam da disciplina. METODOLOGIA: Considerando que a Robótica possibilita a introdução de conteúdos da Computação buscou-se desenvolver atividades em forma de situações problemas e empregou-se a gamificação que consiste em utilizar os princípios de game design à metodologia de ensino. RESULTADOS: Os resultados apresentaram melhora significativa no aprendizado do conteúdo trabalhado na disciplina, melhora significativa nas habilidades matemáticas quando comparados com alunos que não participavam das disciplinas facultativas e ampliação de habilidades sociais. CONCLUSÃO: Através da metodologia utilizada que valeu-se da gamificação e resolução de problemas no ensino de robótica foi possível constatar uma melhora significativa no desempenho das turmas. No que se refere à aprendizagem, incentivou a dedicação e a revisão das tarefas e a busca constante do conhecimento. A disciplina de robótica contribuiu efetivamente para a introdução de conteúdos da Computação. Promoveu também o engajamento entre os integrantes, a cooperação e o paralelismo das atividades.Downloads
Publicado
2018-07-01
Edição
Seção
Artigos Convidados
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).