Raciocínio Computacional e Jogos Digitais: Desenvolvendo Habilidades com Diversão

Autores

  • Diego Zabot UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Saulo Ribeiro de Andrade UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Ecivaldo de Souza Matos UFBA - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14210/jcthink.v3.n1.p80

Palavras-chave:

Computational Thinking, Digital games, Game Mechanics, Systematic mapping, Game based learning

Resumo

INTRODUÇÃO: Diversos pesquisadores consideram a importância de o Raciocínio Computacional ser apresentado e desenvolvido desde os primeiros anos da educação básica e, além disso, que os jogos digitais podem ser um dos veículos para apresentálo às crianças em idade escolar. Todavia, antes de se desenvolver novas soluções de jogos para esse fim, é importante reconhecer como de fato os jogos podem contribuir ao desenvolvimento do Raciocínio Computacional, bem como identificar quais habilidades têm sido trabalhadas. OBJETIVO: Nesse sentido, este artigo apresenta a síntese dos resultados de um mapeamento sistemático, cujo objetivo foi identificar como os jogos digitais podem ser usados para o desenvolvimento das habilidades do Raciocínio Computacional. MÉTODO: O objetivo foi alcançado mediante mapeamento sistemático de literatura executado por dois revisores e um especialista. RESULTADOS: Foi possível identificar alguns jogos utilizados para estimular o desenvolvimento de habilidades do Raciocínio Computacional, assim como as mecânicas usadas por esses jogos. CONCLUSÃO: Verificou-se que jogos de quebracabeça são os mais utilizados para desenvolver habilidades do Raciocínio Computacional. Também observou-se que as habilidades de Abstração e Raciocínio Algorítmico são as principais habilidades desenvolvidas nesses jogos.

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Publicado

2020-06-01

Edição

Seção

Artigos Convidados