Proposta para procedimentos de vistoria de Projetos Produtor de Água: Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú - SC, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v21n1.12367Resumo
A conservação da água é um tema que tem preocupado o ser humano, assumindo caráter vital na atualidade devido à escassez do recurso hídrico. O Programa Produtor de Água (PPA) no Brasil é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), criado com objetivo de reduzir a erosão e assoreamento dos corpos de água em áreas rurais. O Projeto Produtor de Água (PA), adotando o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), foi criado para a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú (SC) em 2013. A adesão voluntária ao projeto prevê, através de contratos, a proteção de matas ciliares e nascentes cobertas com vegetação nativa, proteção de áreas com cobertura vegetal nativa, restauração de áreas degradadas dentro e fora de matas ciliares e nascentes. Os benefícios financeiros são pagos aos contratados após parecer positivo das vistorias. Desta forma, é necessário procedimentos que assegurem credibilidade técnica as vistorias. Após análise do projeto PA na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, o presente estudo propõe: fluxograma para vistorias e relatórios; checklist; registro fotográfico; treinamento e documentações necessárias para as vistorias. A proposta certifica um padrão de qualidade para os PPA, garantindo maior credibilidade e eficácia dos projetos e possibilitando sua replicação no Brasil e exterior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.