O PROJETO DE GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE OCEANOGRAFIA DO CTTMAR-UNIVALI
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v7n1.p47-61Resumo
O presente trabalho visa caracterizar os Projetos de Graduação do Curso de Oceanografia da UNIVALI enquanto meio de produção científica. O levantamento foi feito com entrevistas aos orientadores dos trabalhos, tendo como base a produção bibliográfica disponível na Plataforma Lattes, do CNPq. Em média, cada projeto teve uma produção igual a 1,5, nas categorias: artigos completos em periódicos, capítulos de livros, trabalhos completos em anais e resumos apresentados em congressos, excluindo-se participações em seminários de iniciação científica. Resumos em congresso foi a categoria com maior contribuição. Considerando a produção dos orientadores, os PG representam cerca de 10% do total. Os resultados indicam que, além de atender aos objetivos da disciplina, os projetos de graduação são um importante meio de iniciação científica para o aluno e colaboram para a produção total dos orientadores.Downloads
Publicado
2010-11-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.