Modelagem dinâmica de bacia hidrográfica: avaliação dos componentes manganês e fósforo no Rio das Mortes, MG.
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v17n1.p43-51Resumo
A taxa temporal de autodepuração de recursos hídricos é limitada, principalmente devido à carga de poluentes. Para minimizar os problemas associados de qualidade, muitos países, incluindo o Brasil, adotaram legislações específicas direcionadas aos aspectos de qualidade de recursos hídricos. Assim, neste contexto, este estudo apresenta um modelo dinâmico desenvolvido para analisar as inter-relações entre a vazão e a concentração de poluentes na Bacia Hidrográfica do Rio das Mortes, em Minas Gerais, Brasil. A metodologia teve por base o software STELLA que permitiu a análise dinâmica do sistema. Dados oficiais do período 2000-2009, associados ao comportamento hidrológico das vazões médias mensais e das concentrações dos poluentes Manganês Total e Fósforo Total permitiram efetuar uma análise de sensitividade e simular os possíveis efeitos de alterações nas concentrações dos poluentes, na bacia. O modelo desenvolvido neste estudo permitiu uma melhor compreensão do comportamento da bacia com relação às variações temporais e espaciais dos poluentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.