Modelagem dinâmica de bacia hidrográfica: avaliação dos componentes manganês e fósforo no Rio das Mortes, MG.

Autores/as

  • Aluízio Durço Bernardino Centro Universitário UNA, Campus Barro Preto, Belo Horizonte - MG
  • Mauri Fortes Centro Universitário UNA, Campus Guajajaras, Belo Horizonte - MG
  • Wanyr Romero Ferreira Centro Universitário UNA, Campus Guajajaras, Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.14210/bjast.v17n1.p43-51

Resumen

A taxa temporal de autodepuração de recursos hídricos é limitada, principalmente devido à carga de poluentes. Para minimizar os problemas associados de qualidade, muitos países, incluindo o Brasil, adotaram legislações específicas direcionadas aos aspectos de qualidade de recursos hídricos. Assim, neste contexto, este estudo apresenta um modelo dinâmico desenvolvido para analisar as inter-relações entre a vazão e a concentração de poluentes na Bacia Hidrográfica do Rio das Mortes, em Minas Gerais, Brasil. A metodologia teve por base o software STELLA que permitiu a análise dinâmica do sistema. Dados oficiais do período 2000-2009, associados ao comportamento hidrológico das vazões médias mensais e das concentrações dos poluentes Manganês Total e Fósforo Total permitiram efetuar uma análise de sensitividade e simular os possíveis efeitos de alterações nas concentrações dos poluentes, na bacia. O modelo desenvolvido neste estudo permitiu uma melhor compreensão do comportamento da bacia com relação às variações temporais e espaciais dos poluentes.

Biografía del autor/a

Aluízio Durço Bernardino, Centro Universitário UNA, Campus Barro Preto, Belo Horizonte - MG

Doutorando em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, pela UFMG na área de concentração Meio Ambiente, Mestre em Turismo e Meio Ambiente, na linha de pesquisa de Gestão Ambiental (2011), Especialista em Produção mais Limpa pelo CNTL/PNUMA/FIERGS/FIEMG (2011) e em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Hídricos (2004), graduado em Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002). Professor no Centro Universitário UNA em Belo Horizonte, Minas Gerais, ministrando aulas de Processos Industriais e Operações Unitárias, Certificação e Auditoria, Gestão da Qualidade e Confiabilidade. Conselheiro da Câmara Temática da Indústria, Mineração e Infra-estrutura do COPAM(MG). Sócio-consultor da empresa Oktopus Consultoria Ambiental. Experiência nas áreas de Engenharia Produção, Gestão Ambiental e de Qualidade, Manutenção preditiva de máquinas.

Mauri Fortes, Centro Universitário UNA, Campus Guajajaras, Belo Horizonte - MG

Graus acadêmicos e títulos: PhD (1978) e PPhD (1979) em Engenharia de Produção Agro industrial (Engenharia Agrícola e de Alimentos) (Purdue University, EUA), Mestre (1973) em Ciências e Técnicas Nucleares e Engenheiro Eletricista (1970) (UFMG); Especialista em Finanças Corporativas (2003) (New York Institute of Finance). Atividades atuais profissionais e acadêmicas: Pesquisador (SR) Sênior (1A- vitalício), diretor (Instituto de Educação Tecnológica - IETEC); Diretor Científico (Conscientec - Consultoria em Ciência e Tecnologia). Ex-Membro de comitê Assessor do CNPq e da CAPES. Consultor ad-hoc da CAPES e do CNPq. Prêmios e Reconhecimentos: Pesquisador SR - CNPq; Ex-aluno Destacado - Purdue University; Prêmio de melhor pesquisa - ASAE, l Prêmio da Associação Brasileira de Metais (dois); Prêmios de Sustentabilidade (Furnas e UNA); Prêmio de P&D na Sexta Conferência Nórdica de Secagem, Prêmio por Mérito Acadêmico (UNA), vários reconhecimentos de classes de graduação. Consultor de revistas qualis A1 ou A2: ad-hoc da revista European Journal of Operations Rsearch , membro do corpo editorial da International Journal of Thermal Sciences (até 2003) e do corpo editorial da revista Drying Technology (2013-2016) Posições anteriores: Reitor do Centro Universitário UNA; Professor Titular, Chefe e coordenador da pós-graduação de engenharia mecânica da UFMG, Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Física da UFV; Professor Titular da UNI-BH e Fundação Visconde de Cairu. Professor Visitante convidado - Purdue University, INSA-Lyon, Université Paul Sabatier (Toulouse). Diretor Científico da Ecolatina - mais relevante evento latino-americano sobre sustentabilidade. Consultor de inúmeras empresas nacionais e internacionais (EUA, Suíça, CEMIG, USIMINAS, Vale do Rio Doce, Cemig, Magnesita, Belgo Bekaert-, entre outras). Publicações: - Mais de 150 trabalhos publicados em revistas científicas de vários países, incluindo mais de 80 trabalhos em congressos em todo o mundo. Areas de Expertise: - Engenharia de Produção agroindustrial e Mecânica, inovação tecnológica em Engenharia de Energia, técnicas computacionais em engenharia e gestão, decisão em questões de sustentabilidade, secagem e gestão financeira. Menção: desenvolvimento de equipamentos inovadores vários relacionados com a conservação de energia, bomba de calor de alta eficiência, condicionadores de ar de laboratório, picnômetros automáticos e unidades automáticas de secagem.

Wanyr Romero Ferreira, Centro Universitário UNA, Campus Guajajaras, Belo Horizonte - MG

Graduação em Engenharia Química (UFMG), Mestrado em Engenharia Térmica (UFMG), Doutorado em Energia (Université Paul Sabatier,  França). Cursos ministrados na UNA: para graduação: Termodinâmica, Pesquisa Operacional, Econometria para mestrado:   Modelagem e simulação ambiental, Análise de decisão em processos sustentáveis,  Estatística aplicada à Pesquisa, Elaboração de  Planos de Negócios. Atualmente é diretora de pesquisa no IETEC – Instituto de Educação Tecnológica.

Publicado

2013-11-19

Número

Sección

Artigos