Caracterização de uma zona costeira tropical (Ipojuca-Pernambuco-Brasil): Produtividade fitoplanctônica e outras variáveis ambientais.
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v15n1.p1-10Abstract
A zona costeira de Maracaípe está localizada a 60km ao sul do Recife no município de Ipojuca (Pernambuco-Brasil) e se destaca no litoral pernambucano por sua beleza natural e por apresentar dois dos biomas costeiros mais produtivos: o recifal e o estuarino. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a atual situação destes biomas levando-se em conta a biomassa (clorofila a) e a produtividade fitoplanctônica (C14) e algumas variáveis ambientais como profundidade, transparência da água, temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido, sais nutrientes, pH e material particulado em suspensão. Foram realizadas coletas em três meses do período de estiagem e três do chuvoso, em seis pontos de coleta fixos, na superfície, em marés de sizígia durante a baixa-mar e preamar diurna. A salinidade variou de 1 a 37, a taxa de saturação do oxigênio de 56,78 a 173,82%, o nitrito e fosfato abaixo de 1μmol.L-1, nitrato <3,5μmol.L-1 e silicato variando de 11,71 a 92,26μmol.L-1, a biomassa de 1,11 a 18,72mg.m-3 e a produtividade de 4,62 a 75,27mgC.m-3.h-1. De acordo com a ACP houve alta correlação positiva entre maré, profundidade, transparência, salinidade e O2 dissolvido e inversa com silicato, clorofila a, produtividade e taxa de assimilação, e ainda a pluviometria correlacionou-se diretamente com nitrito, nitrato e fosfato e inversamente com a temperatura. O ambiente apresentou-se homogêneo, ou seja, sem nenhuma estratificação térmica ou salina variando de oligoalino a eualino, com taxa de saturação prevalecendo supersaturada típica de área despoluída e o nível trófico variando entre oligotrófico e eutrófico. A zona costeira de Maracaípe caracterizou-se por apresentar águas claras e mornas e ainda isenta da influência de efluentes domésticos e industriais.Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).