PROBLEMÁTICA SOBRE A AMOSTRAGEM DE DESEMBARQUES COMERCIAIS DE PESCADOS: O ESTUDO DO CASO DA AMOSTRAGEM DO BONITO LISTADO EM ITAJAÍ
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v2n1.p29-40Resumen
A confiabilidade do cálculo de vários parâmetros populacionais pesqueiros baseados na estrutura de comprimento é dependente da qualidade dos dados obtidos na amostragem. A amostragem de dados provenientes da pesca comercial, tem como vantagem a precisão e o baixo custo, porém pode incluir uma série de vícios. O plano amostral nesse caso, é fundamental para o sucesso dos estudos. Dentro dessa perspectiva, a amostragem de dados de comprimento de bonito listado, proveniente da pesca comercial sediada em Itajaí, é avaliada quanto a sua robustez, qualidade e também para a identificação de problemas existentes. Através de cálculos de erro padrão da média e da amplitude de classes obtidas nas amostras, foi evidenciado que é necessário cerca de 100 medições em cada série ou caixa. As discordâncias entre as distribuições de freqüência obtidas a partir de séries de medidas dentro de uma mesma urna e de caixas provenientes do mesmo porão, indicam que devem ser realizadas mais de uma série de medidas em cada descarregamento. Houveram também discordâncias entre as distribuições de freqüência de comprimento de urnas diferentes, evidenciando a necessidade da realização de pelo menos uma série de medidas para cada urna, cada uma delas com cerca de 100 indivíduos. As variações espaciais e temporais consideráveis na estrutura de comprimento populacional, indicam que os esforço amostral deve ser direcionado para cobrir os desembarques provenientes do maior número de áreas possível em um dado período de pesca.Descargas
Publicado
2010-10-21
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.