Estudo do conhecimento tradicional de pescadores do litoral Sul do Espírito Santo sobre a carcinofauna acompanhante da pesca de camarões

Authors

  • Adriane Araújo Braga Adriane Araújo Braga Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biologia - Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, Alegre/ES. http://orcid.org/0000-0002-2790-8794
  • Camilah Antunes Zappes Camilah Antunes Zappes Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Geografia Física, Departamento de Geografia de Campos, Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Ana Carolina Machado de Oliveira Ana Carolina Machado de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.14210/bjast.v22n2.11931

Abstract

O presente estudo visa identificar as espécies de crustáceos mais comuns pesca de arrasto segundo o conhecimento de pescadores de três municípios do litoral sul do Estado do Espírito Santo, sudeste do Brasil, e apresentar alguns aspectos relacionados à sua biologia. Entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017 foram realizadas observações do cotidiano dos pescadores artesanais e entrevistados 92 pescadores. Todos os entrevistados são do sexo masculino, com idade que varia de 18 a 71 anos, baixa escolaridade e atuam na pesca entre 1 e 41 anos. Em Anchieta, as espécies alvo são os camarões sete-barbas, rosa e branco, enquanto que em Piúma e Marataízes apenas o sete-barbas é alvo da pesca. Nestas comunidades, a carcinofauna acompanhante é composta por siris e caranguejos.  Segundo os pescadores, esses crustáceos apresentam semelhanças nos estágios juvenil e adulto, com tais fases ocorrendo no mesmo local. Foi descrita por eles os caracteres de dimorfismo sexual desses organismos. As informações obtidas junto às comunidades tradicionais podem contribuir para a conservação das espécies alvo e da fauna acompanhante, uma vez que o conhecimento etnobiológico é equivalente com a literatura. Este saber local pode ser utilizado em propostas de manejo sustentável bem como na diminuição do impacto sobre as populações das espécies alvo e fauna acompanhante.

Author Biographies

Adriane Araújo Braga, Adriane Araújo Braga Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biologia - Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, Alegre/ES.

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo e corpo docente do programa de pós-graduação em Oceanografia Ambiental (UFES).

Tem experiência na área de Carcinologia , com ênfase em Ecologia, atuando nos temas: diversidade, riqueza e abundância, distribuição e reprodução, morfologia das espécies de Crustacea Decapoda.

Camilah Antunes Zappes, Camilah Antunes Zappes Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Geografia Física, Departamento de Geografia de Campos, Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Doce, Pós-doutorado no Laboratório de Ciências Ambientais na área da Ecologia Humana da Universidade Estadual do Norte Fluminense

Professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense lotada no Departamento de Geografia de Campos (GRC).

Tem experiência na área de Ecologia, Etnobiologia, Etnoecologia, Zoologia com ênfase em Ecologia Humana atuando principalmente nos seguintes temas: Etnobiologia de comunidades tradicionais, conflitos ambientais em comunidades tradicionais e impacto de megaempreendimentos portuários sobre comunidades de pesca artesanal e agricultura familiar.

Ana Carolina Machado de Oliveira, Ana Carolina Machado de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo.

Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado, com ênfase em Biotecnologia, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES -

Mestranda em Oceanografia Ambiental-UFES

Já realizou pesquisas na área de Zoologia de Invertebrados, trabalhando com biodiversidade de Crustacea Decapoda e com composição faunística acompanhante da pesca do camarão sete-barbas.

Published

2018-08-02

Issue

Section

Research Articles