MONITORIZAÇÃO DE MICROALGAS PLANCTÔNICAS POTENCIALMENTE TÓXICAS NA ÁREA DE MARICULTURA DA ENSEADA DE ARMAÇÃO DE ITAPOCOROY - PENHA - SC
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v2n1.p71-79Resumen
O presente trabalho trata-se de uma síntese de aproximadamente 17 meses de amostragens de fitoplâncton na área de maricultura da Enseada de Armação do Itapocoroy, município de Penha, Santa Catarina. Os objetivos foram conhecer as principais espécies de microalgas planctônicas ocorrentes no local, especialmente as espécies tóxicas ou potencialmente tóxicas; verificar as características das massas de água associadas às diferentes espécies ou assembléias de microalgas (salinidade, temperatura e transparência) e monitorar a ocorrência de densidades elevadas de espécies tóxicas ou potencialmente tóxicas para prevenir possíveis intoxicações pela ingestão de moluscos com acúmulo de ficotoxinas. Os resultados indicam a ocorrência de padrões sazonais de sucessão de espécies. Espécies potencialmente produtoras de toxinas diarréicas e amnésicas tendem a ocorrer nos meses de inverno e primavera. Entre o final da primavera e durante o verão a ocorrência de Trichodesmium spp. indica possibilidade de toxinas de cianobactérias. Alexandrium fraterculus - um potencial produtor de toxina paralisante - ocorreu em pequenas densidades e principalmente no inverno.Descargas
Publicado
2010-10-22
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.