ANÁLISE DE ÁCIDO DOMÓICO EM MOLUSCOS CULTIVADOS NO LITORAL DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v3n1.p27-32Resumen
O ácido domóico é uma neurotoxina produzida por algumas diatomáceas do plâncton marinho. Durante o processo de filtração, no qual moluscos bivalves retiram seu alimento da água, algas e outras partículas orgânicas, o ácido domóico pode ser acumulado em seus tecidos, caso algas tóxicas estejam presentes na água. Conforme os níveis de acumulação de toxinas, os moluscos podem assim se tornarem impróprios para o consumo humano. Este trabalho relata a implantação do método de análise de ácido domóico por cromatografia líquida de alta eficiência, com detecção por varredura com foto-diodo (HPLC-DAD) e os primeiros resultados da análise de amostras de moluscos cultivados. Foram tomadas 30 amostras entre os dias 31 de agosto de 1998 e 26 de fevereiro de 1999 em diferentes áreas da cultivo de moluscos no litoral norte do estado de Santa Catarina. Embora os organismos potencialmente produtores de ácido domóico, algas do gênero Pseudo-nitszchia ocorram em abundância na coluna de água, até o momento a toxina não foi detectada em moluscos cultivados na região.Descargas
Publicado
2010-10-27
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.