ANÁLISE DE TOXINAS DIARRÉICAS EM DUAS ESPÉCIES DE PROROCENTRUM (DINOPHYCEAE) ISOLADAS EM ÁREA DE CULTIVO DE MOLUSCOS.
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v3n1.p41-45Resumen
As ficotoxinas ácido ocadaico (AO) e dinofisistoxina 1 (DTX1) são poliéteres produzidos por alguns dinoflagelados dos gêneros Prorocentrum e Dinophysis. Estas toxinas podem ser acumuladas nos tecidos de moluscos filtradores e intoxicar seres humanos que venham a consumir estes moluscos. A produção de AO e DTX1 por duas espécies de dinoflagelados do gênero Prorocentrum, isoladas de uma área de cultivo de moluscos em Santa Catarina, foi investigada pelo método de cromatografia líquida de alta eficiência com derivatização pré-coluna e detecção por fluorescência. Os resultados indicam que as cepas isoladas de P. micans Ehrenberg 1833 and P. obtusum Ostenfeld 1908 não são produtoras de AO ou DTX1 e estes organismos podem ser excluídos do rol das espécies potencialmente produtoras de DSP que ocorrem na região.Descargas
Publicado
2010-10-27
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.