AVALIAÇÃO DA DISPERSÃO ESPACIAL DA PLUMA DO ESTUÁRIO DO RIO ITAJAÍ-AÇU EM DIFERENTES PERÍODOS DE DESCARGA
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v7n1.p83-96Resumen
Este trabalho apresenta uma avaliação da dispersão da pluma do estuário do rio Itajaí-açu sob diferentes condições de descargas fluviais. Três cruzeiros oceanográficos foram realizados, em janeiro, fevereiro e março de 2000, na plataforma interna adjacente à desembocadura do estuário para levantamento de dados de salinidade, temperatura e material particulado em suspensão (MPS). As descargas fluviais apresentaram-se com 556, 227 e 214 m3/s, respectivamente, para as campanhas de janeiro, fevereiro e março. Os resultados mostraram que a descarga fluvial é o fator determinante das características da pluma. A concentração de material particulado em suspensão e a proporção de água doce na pluma costeira é proporcional à amplitude da descarga fluvial. Em todas as campanhas as plumas apresentaram deflecção em sentido nordeste.Descargas
Publicado
2010-11-12
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.