APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE ESPECIFICIDADE DE HÁBITAT EM CHLOROCOCCALES FITOPLANCTÔNICAS, COMO INDICADOR DE QUALIDADE AMBIENTAL EM RIOS COSTEIROS: ESTUDO DE CASO DO RIO ITAJAÍ-MIRIM, SC, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v7n1.p109-117Resumen
Indicadores de qualidade ambiental, baseados em índices de comunidades biológicas, vêm sendo amplamente utilizados em programas de diagnósticos e monitoramentos ambientais. Novos índices de comunidades vêem sendo propostos com a finalidade de se refinar mais estas aplicações. Neste trabalho foi aplicado o índice de especificidade de hábitat buscando-se avaliar a especificidade das espécies e dos gêneros de Chlorococcales em relação ao hábitat, e a contribuição da especificidade relativa do hábitat, na escala de paisagem. Foi realizado um levantamento qualitativo das Chlorococcales fitoplanctônicas em 5 estações amostrais no trecho médio do rio Itajaí-Mirim, entre os municípios de Brusque e Botuverá, de forma a verificar os padrões deste grupo durante a estação de verão. Foram identificadas 31 espécies, distribuídas em 12 gêneros. O maior valor do índice de especificidade foi obtido na estação amostral localizada no município de Botuverá, e o menor índice na estação localizada na área urbana de Brusque. Nesta escala o índice de especificidade genérica demonstrou mais claramente a formação de grupos de especificidade de hábitat.Descargas
Publicado
2010-11-12
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.