RELATÓRIO TÉCNICO DOS CRUZEIROS DO PROJETO VIEIRA. I. CRUZEIRO 1(4 A 9 DE DEZEMBRO DE 1995)
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v1n1.2616Resumen
Neste relatório são apresentados os dados originais e principais resultados técnicos do Cruzeiro I do Projeto Vieira, realizado entre 4 e 9 de dezembro de 1995. As estações de amostragem foram distribuídas ao longo de 7 transversais entre as isóbatas de 30 e 50 m, em áreas de reconhecida ocorrência de vieiras no passado. Foram obtidos perfis verticais de temperatura e salinidade da água em todas as estações, bem como amostras de sedimento, visando uma caracterização física da região. Dois tipos de beam trawl e uma draga foram empregados na captura de vieira e amostras da macrofauna bentõnica. A temperatura e a salinidade mostraram um gradiente acentuado, com altas temperaturas e baixas salinidades em superfície, e baixas temperaturas e altas salinidades junto ao fundo. Os sedimentos são constituídos de areia fina a muito fina. Tanto os parâmetros granulométricos como o conteúdo de matéria orgânica e carbonato de cálcio mostraram um gradiente batimétrico em seus valores. Ao longo da área de estudo, foram encontrados dois bancos de vieira, um a SSE da Ilha do Bom Abrigo, no litoral sul de São Paulo, e outro a E da Ilha de São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina, ambos entre 36 e 40 metros de profundidade. Entretanto, as capturas em ambos os bancos foram reduzidas, indicando, provavelmente, a ocorrência de uma depleção total no estoque original. Em cruzeiros futuros, a eficiência de captura do beam trawl será determinada com o objetivo de realizar uma estimação real da densidade de vieiras nas áreas.Descargas
Publicado
2006-10-07
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.