Determinação de Cu, Pb e Zn no sedimento da Região do Pontal da Barra, Laranjal (Laguna dos Patos, Pelotas – RS, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v17n1.p13-18Resumen
A região do Pontal da Barra é referida pela Base de Dados Tropicais (BDT) como uma área prioritária para preservação. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de determinar os teores de metais pesados como Cu, Pb, Zn e Cd no sedimento desta região, de estuário da Laguna dos Patos, localizada no encontro do Canal São Gonçalo com a Laguna. A amostragem percorreu 4 pontos e foi desenvolvida em maio de 2010. As amostras passaram pela extração dos metais a partir de ácidos fortes e foram analisadas através de espectrofotometria de absorção atômica em chama. Os resultados apresentam baixos índices de contaminação em comparativo com o Guia de Qualidade para Sedimentos Estuarinos Canadense.Descargas
Publicado
2013-05-10
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.