Vivências que promovem a sustentabilidade: Ações Socioeducativas Agroecológicas

Autores

  • Márcia Gilmara Marian Vieira Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Fernando Henrique Prado Universadade do Vale do Itajaí - Univali
  • Camila Korz Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.14210/bjast.v23n1.15051

Resumo

A agroecologia caracteriza-se como forma de inclusão social, visando sustentar o futuro do meio ambiente a partir de uma perspectiva ecológica, com técnicas que buscam reduzir os impactos ambientais. O Projeto de Extensão Educação para Transformação: meio ambiente, saúde e gênero, busca fomentar saberes agroecológicos e estimular o processo de transição para uma agricultura sustentável através de ações educativas de pesquisa, ensino e extensão voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, além de visar à formação de acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí e comunidade frente à agroecologia. Este trabalho objetiva relatar a formação e vivência do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Agroecologia e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A metodologia baseou-se no Círculo de Cultura de Paulo Freire, o que possibilitou formações de educação continuada, com propósito de promover educação em saúde, meio ambiente e relações de gênero. Através das ações educativas promovidas pelo Projeto, os participantes tiveram a oportunidade de interagir e dialogar sobre saberes da agricultura sustentável, promovendo o desenvolvimento do ambiente de maneira agroecológica. Isto foi possível graças ao ambiente favorável a trocas de saberes e experiências com momentos de interação dos alunos com a vida no campo. Também foi possível contribuir para os ODS, de forma direta com a meta 12.2 promover gestão sustentável e uso eficiente de recursos naturais, e 12.8 que visa garantir que as pessoas tenham informações relevantes e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em sintonia com a natureza. A partir das ações de promoção educativas o Projeto proporcionou a autonomia de cultivo de alimentos sem uso de insumos químicos, valorização dos conhecimentos e saberes tradicionais, saúde, bem como a construção de uma consciência crítica e reflexiva, e o mais importante, o anseio pela mudança das formas de produção de alimentos.

Biografia do Autor

Márcia Gilmara Marian Vieira, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Graduada como Bacharel em Quimica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Realizando o curso de Pós-doutoramento em Agroecologia e Paisagismo, com o projeto intitulado: “AGROECOLOGIA E PAISAGISMO: ABORDAGEM TEÓRICA E METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS NOVAS RURALIDADES” na Instituição da Universidade Passo Fundo - UPF, Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, sob a supervisão da Dra. Cláudia Petry. O objetivo principal da pesquisa será consolidar a compreensão sobre Agroecologia e o Paisagismo, agregando conhecimentos sobre o processo de transição para a produção orgânica, conhecer as ruralidades, analisar práticas tradicionais de manejo da paisagem e identificar potenciais paisagísticos integrando-os ao referencial teórico e metodológico dos estudos de extensão e comunicação rural. É docente dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Engenharia Civil da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: Metodologia AOX para Análise Ambiental e Saúde Ambiental em empreendimentos agroecológicos como uma ferramenta promotora da saúde. Orienta pesquisas de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertação de mestrado. No curso de Ciências Biológicas, atua na linha de pesquisa Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar com foco no Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Bem Estar, Agroecologia. Atualmente, é coordenadora do projeto de extensão Educação para Transformação: Meio ambiente, saúde e gênero cujo objetivo é promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

Fernando Henrique Prado, Universadade do Vale do Itajaí - Univali

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina, Capacitado em Perícia Judicial Ambiental promovido pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina e pelo Curso de Especialização em Economia Ambiental: Valoração, Licenciamento, Auditoria, Educação e Perícia da Universidade Estadual de Londrina e Aluno de Especialização em Análise Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (PGA/UFSC) na Área de Desenvolvimento Rural e Desempenho Ambiental. Atuando na linha de pesquisa Interdisciplinar com foco no Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Bem Estar, Agroecologia, Promoção da Saúde, Igualdade de Gênero, Desenvolvimento Rural e Desempenho Ambiental.

Camila Korz, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Graduanda de Bacharel em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Itajaí.
Bolsista do Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio ambiente, saúde e gênero na Universidade do Vale do Itajaí, cujo objetivo é promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

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Publicado

2020-05-04