ESTRUTURA DO SETOR INDUSTRIAL PESQUEIRO NO ESTADO DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v2n1.p17-27Resumo
A estrutura do centro pesqueiro industrial de Santa Catarina sofre contínuas mudanças devido a uma série de fatores biológicos, econômicos, sociais e políticos. É muito importante para uma administração pesqueira adequada e para a tomada de decisões econômicas, o conhecimento da estrutura do parque industrial e da variabilidade das capturas de pescado e dimensões das frotas. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo verificar a variabilidade da captura anual de 1983 a 1990, e identificar a estrutura física atual do setor pesqueiro industrial de Santa Catarina. A base de informações analisada foi obtida mediante a visita periódica às indústrias de pesca, e também através de levantamento dos dados históricos disponíveis. A pesca industrial é a principal fonte de pescado em Santa Catarina. Nos últimos anos a frota industrial tem aumentado sua produção, enquanto que a produção artesanal, vem sofrendo um decréscimo contínuo. As frotas de traineiras, arrasto de parelhas e de tangones (camaroeiros) são as frotas mais numerosas. A maioria das embarcações tem de 17 a 27 metros de comprimento e opera com 5 a 15 tripulantes a bordo. No estado de Santa Catarina as principais estruturas portuárias pesqueiras estão localizadas nas cidades de Itajaí e Navegantes. Apesar do incremento generalizado na produção pesqueira, há sérios problemas ainda sem solução: a) É necessário a diversificação dos produtos direcionados ao consumo humano; b) Falta uma maior tecnologia de beneficiamento do pescado; e c) O manejo inadequado a bordo resulta em um produto pesqueiro de baixa qualidade.Downloads
Publicado
2010-10-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.