PROGRAMA DE AMOSTRAGEM DA PESCA INDUSTRIAL DESENVOLVIDO PARA O PORTO DE ITAJAÍ, SC
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v2n1.p93-108Resumo
Os desembarques da pesca industrial no porto de Itajaí, (Santa Catarina, Brasil) têm sido monitorados desde 1995 pela Centro de Educação Superior de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (UNIVALI) em associação com o Programa REVIZEE SCORE Sul (Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva, Sub-Comitê Regional Sul). Os objetivos deste trabalho têm sido produzir dados contínuos de pescarias tradicionais e/ou emergentes, bem como de estimar capturas sustentáveis de espécies selecionadas. A metodologia desenvolvida para esse programa consistiu de visitas diárias de uma equipe de amostradores a pontos de desembarques representativos no porto de Itajaí para a obtenção de: (a) dados pesqueiros, (b) estimativas da estrutura de comprimentos das espécies selecionadas e (c) subamostras para análises biológicas. A otimização desse trabalho, depende da cobertura representativa dos desembarques e do desenvolvimento de um procedimento amostral padronizado e eficiente nos pontos de desembarque. O presente relatório descreve a metodologia empregada no programa de amostragem da pesca Industrial em Itajaí, ressaltando as limitações e estimativas de sucesso.Downloads
Publicado
2010-10-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.