PADRONIZAÇÃO DO ESFORÇO DA PESCA DE ARRASTO EM SANTA CATARINA E ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA ABUNDÂNCIA DA LULA Loligo plei ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE MODELO LINEAR GENERALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v6n1.p19-31Resumo
A padronização do esforço da pesca de arrasto industrial direcionada à captura da lula Loligo plei nos meses de verão em Santa Catarina foi exercitada através de um Modelo Linear Generalizado ajustado a dados pouco informativos de captura e esforço disponíveis entre 1990 e 1997. O procedimento revelou que as parelhas e os arrasteiros duplos de peixes foram 7,5 e 3 vezes mais eficientes que os arrasteiros duplos de camarão respectivamente. Além disso, coeficientes anuais de abundância indicaram que as concentrações estivais de lulas em Santa Catarina variaram em abundância de acordo com um padrão oscilatório, possivelmente cíclicos, com máximos nas temporadas de 1992 e 1996 e mínimos nas temporadas de 1990 e 1994. Em comparação com a padronização de esforço através do cálculo do Poder de Pesca previamente realizada com o mesmo conjunto de dados, observou-se que esse método menos adequado leva a conclusões distintas sobre os padrões populacionais e pesqueiros de L. plei em Santa Catarina.Downloads
Publicado
2010-11-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.