REPLANTIO DA VEGETAÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL DO SACO DA FAZENDA, ITAJAÍ (SC)
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v6n1.p85-91Resumo
O Saco da Fazenda apresenta um processo natural e recente de colonização de suas planícies de maré pelo ecossistema manguezal. Durante as dragagens ocorridas no Saco da Fazenda, o material grosseiro foi depositado nas suas margens, o que poderia comprometer o manguezal adjacente. Foi recomendado o replantio da vegetação. A técnica empregada foi o transporte das plantas. Para isso, foi realizada uma escavação ao redor do sistema de raízes e a árvore era imediatamente transportada para outro local. Nessa área foi aberta uma cova e a árvore replantada. Outro objetivo deste estudo foi a comparação entre a área replantada e o bosque natural, para isso fez-se necessário a delimitação de parcelas para obter o diâmetro, altura e densidade de indivíduos.Downloads
Publicado
2010-11-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.