ESTUDO DO EMPREGO DE MOTOR NA PESCA DO GERIVAL NA BAÍA DA BABITONGA, SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v7n1.p37-46Resumo
O gerival é um dos principais petrechos empregados na pesca de camarões na Baía da Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina. Utilizado inicialmente a partir de embarcações movidas a remo, o gerival passou a ser operado com embarcações motorizadas gerando uma série de dúvidas sobre os efeitos desta modificação operacional no sistema de pesca (e.g. composição de captura, eficiência de pesca). Através de embarques realizados junto a pescadores de São Francisco do Sul, o presente trabalho visou caracterizar o padrão operacional da pesca de gerival com tração motorizada e comparar as capturas de camarão e fauna acompanhante realizadas com e sem emprego de motor. Os resultados indicaram que o emprego do motor não determina aumento de rendimentos de camarão por tempo de pesca efetiva e tampouco ocasiona incrementos na quantidade de fauna acompanhante capturada. Por outro lado, o emprego do motor possibilitou uma maior mobilidade entre diversos locais de pesca em uma única saída de pesca e também aumentou o tempo efetivo de pesca por saída, ao permitir um rápido retorno ao ponto inicial dos arrastos.Downloads
Publicado
2010-11-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.