Valores de referência dos parâmetros hematológicos de Oreochromis niloticus (Linaeus 1758) cultivados em tanques-rede em Paulo Afonso, no Estado da Bahia, Brasil.

Autores

  • Tatiana Maslowa Pegado de Azevedo "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA"

DOI:

https://doi.org/10.14210/bjast.v20n2.4588

Resumo

O nordeste brasileiro destaca-se na produção de tilápias do Nilo em tanques-rede e a região de Paulo Afonso como o quarto maior produtor. O conhecimento da fisiologia dos peixes, da influência do manejo e das condições ambientais é importante para garantir sucesso no cultivo. Este estudo teve como objetivo determinar valores dos parâmetros hematológicos em tilápias do Nilo cultivadas em tanques-rede na região de Paulo Afonso, Estado da Bahia, Brasil, avaliando-se o sob efeito da sazonalidade. Houve diferença significativa (p<0,05) do número de eritrócitos, do volume globular, da concentração da hemoglobina, do volume corpuscular médio, da concentração da hemoglobina corpuscular média, do número total de leucócitos, e do número relativo de linfócitos e neutrófilos. Os parâmetros hematológicos estudados apresentaram influência da sazonalidade. Os valores hematológicos obtidos podem ser utilizados em futuros estudos comparativos da saúde dos peixes em cultivos semelhantes.

 

Palavras chave: hematologia, peixe, sazonalidade, sanidade

Biografia do Autor

Tatiana Maslowa Pegado de Azevedo, "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA"

Sou Médica Veterinária, mestrado em Aquicultura/UFSC, doutora em Ciência Animal nos Trópicos/UFBA e atualmente sou docente por tempo determinado das disciplinas de Aquicultura de Àgua Doce, Aquicultura Marinha e Tecnologia de Produtos de Origem Animal do curso de Zootecnia da UFBA.

Downloads

Publicado

2017-09-05

Edição

Seção

Artigos