Valores de referência dos parâmetros hematológicos de Oreochromis niloticus (Linaeus 1758) cultivados em tanques-rede em Paulo Afonso, no Estado da Bahia, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v20n2.4588Resumo
O nordeste brasileiro destaca-se na produção de tilápias do Nilo em tanques-rede e a região de Paulo Afonso como o quarto maior produtor. O conhecimento da fisiologia dos peixes, da influência do manejo e das condições ambientais é importante para garantir sucesso no cultivo. Este estudo teve como objetivo determinar valores dos parâmetros hematológicos em tilápias do Nilo cultivadas em tanques-rede na região de Paulo Afonso, Estado da Bahia, Brasil, avaliando-se o sob efeito da sazonalidade. Houve diferença significativa (p<0,05) do número de eritrócitos, do volume globular, da concentração da hemoglobina, do volume corpuscular médio, da concentração da hemoglobina corpuscular média, do número total de leucócitos, e do número relativo de linfócitos e neutrófilos. Os parâmetros hematológicos estudados apresentaram influência da sazonalidade. Os valores hematológicos obtidos podem ser utilizados em futuros estudos comparativos da saúde dos peixes em cultivos semelhantes.
Palavras chave: hematologia, peixe, sazonalidade, sanidade
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.