IMPACTOS DAS RELAÇÕES DE HOSPITALIDADE E HOSTILIDADE ENTRE STAKEHOLDERS SOBRE A COMPETITIVIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v3n1.p147-169Palavras-chave:
Hospitalidade, Serviços, Stakeholders, Competitividade, Turismo.Resumo
As relações de hospitalidade/hostilidade entre stakeholders exerce influência sobre a competitividade dos destinos turísticos? Para responder a este problema foi desenvolvido estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa que considerou o poder público enquanto organização gestora do destino (DMO), atuando como líder na gestão local. Foram tomados como objetos de estudo os municípios de Cubatão, Itanhaém e Santos, localizados no litoral do estado de São Paulo, região sudeste brasileira. Como técnica de coleta de dados foi feita pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, foram aplicadas entrevistas pessoais semiestruturadas com dirigentes municipais de turismo e stakeholders indicados por estes. Verificou-se que quão mais colaborativas forem as relações entre a DMO e seus stakeholders, maiores serão os impactos sobre a competitividade da destinação, entretanto, foi identificado que nos casos analisados a DMO não pratica a gestão do relacionamento com seus stakeholders de modo sistemático, o que parece ser contrário aos objetivos setoriais.
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