HABILIDADES NA CAPTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE PROJETOS TURÍSTICOS: A percepção dos consultores

Autores

  • Marlene Huebes Novaes
  • Alan Ceratti Pernanchini

DOI:

https://doi.org/10.14210/at.v1n2.p5-30

Resumo

O presente artigo busca elencar, através de uma pesquisa realizada com pro ssionais da área de consultoria, as habilidades utilizadas pelos mesmos durante as etapas de captação e negociação de projetos turísticos, comparando com as habilidades publicadas por autores especialistas da área. A metodologia aplicada foi pesquisa do tipo bibliográ ca, exploratória, quantitativa com análise multivariada de clusters. Através deste método formaram-se três grupos, compostos pelas respostas dos entrevistados, buscando através de uma distância denominada euclidiana a dissimilaridade desses grupos. Na análise dos clusters, foi possível perceber as diferenças e semelhanças geradas pelos grupos, como a maneira que os consultores da área classi cam o processo de desenvolvimento de suas habilidades, durante o processo de consultoria. Grande parte dos entrevistados destacou como a principal in uência para o desenvolvimento de novas habilidades as pesquisas, artigos, publicações sobre o comportamento do consumidor, mercados e tendências, leitura de livros relacionados à vendas, negociações e elaboração de projetos. O que permite inferir que o desenvolvimento de habilidades é essencial no decorrer da carreira de um consultor. Ressalta-se a necessidade dos consultores buscarem o desenvolvimento constante para agregar valor aos seus serviços.

Palavras-chave: Turismo. Hotelaria. Consultoria. Habilidades. 

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Publicado

2016-09-15

Edição

Seção

Artigos