HABILIDADES NA CAPTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE PROJETOS TURÍSTICOS: A percepção dos consultores
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v1n2.p5-30Resumen
O presente artigo busca elencar, através de uma pesquisa realizada com pro ssionais da área de consultoria, as habilidades utilizadas pelos mesmos durante as etapas de captação e negociação de projetos turísticos, comparando com as habilidades publicadas por autores especialistas da área. A metodologia aplicada foi pesquisa do tipo bibliográ ca, exploratória, quantitativa com análise multivariada de clusters. Através deste método formaram-se três grupos, compostos pelas respostas dos entrevistados, buscando através de uma distância denominada euclidiana a dissimilaridade desses grupos. Na análise dos clusters, foi possível perceber as diferenças e semelhanças geradas pelos grupos, como a maneira que os consultores da área classi cam o processo de desenvolvimento de suas habilidades, durante o processo de consultoria. Grande parte dos entrevistados destacou como a principal in uência para o desenvolvimento de novas habilidades as pesquisas, artigos, publicações sobre o comportamento do consumidor, mercados e tendências, leitura de livros relacionados à vendas, negociações e elaboração de projetos. O que permite inferir que o desenvolvimento de habilidades é essencial no decorrer da carreira de um consultor. Ressalta-se a necessidade dos consultores buscarem o desenvolvimento constante para agregar valor aos seus serviços.
Palavras-chave: Turismo. Hotelaria. Consultoria. Habilidades.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não o serão enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Applied Tourism, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão à Applied Tourism, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia impressa e/ou eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.