ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS USADAS PELAS EMPRESAS DE EVENTOS DE CURITIBA

Authors

  • Marcos Rogério Maioli Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Adriano Stadler Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Carlos Marcelo Ardigo Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/at.v3n1.p01-17

Keywords:

Estratégias Competitivas, Gestão de Eventos. Turismo de Eventos.

Abstract

Este artigo apresenta como duas empresas de organização de eventos de Curitiba Paraná atuam no mercado, como utilizam seus conhecimentos de gestão de forma empírica quando usam as estratégias de competitividade de Porter e Ansoff para atuarem no mercado e fazerem frente as mudanças ambientais ocorridas. Os principais resultados podem ser encontrados no uso das estratégias que fazem frente aos concorrentes, aos serviços substitutos, ao poder de barganha tanto de clientes, fornecedores e aos novos entrantes, também no uso de estratégias de expansão e diversificação. O trabalho está dividido em introdução, fundamentação em turismo, eventos, estratégias competitivas de Porter e Ansoff, a caracterização das empresas estudadas, a metodologia usada a apresentação dos resultados e as conclusões 

Published

2018-04-30

Issue

Section

Artigos