TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS: Caracterização da 41ª FIMEC e a Expectativa de Consumo e Percepção de Qualidade dos visitantes
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v3n2.p235-273Keywords:
Turismo de Negócios e Eventos. Consumo Turístico. Qualidade. FIMEC. Novo Hamburgo/RS.Abstract
Novo Hamburgo/RS é o principal cluster do setor coureiro-calçadista do Brasil e sedia a segunda maior feira de calçados do mundo: a FIMEC (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). O evento atrai milhares de visitantes, com forte movimento na cadeia de serviços e infraestrutura turística. O presente artigo tem como objetivo principal caracterizar a importância da 41ª FIMEC/2017 como evento de negócios, em suas conexões com os ramos econômicos de apoio ao turismo e a percepção dos visitantes sobre a qualidade da organização, estrutura e serviços oferecidos pelo evento. Para tal realizou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, que resultou na aplicação de 106 questionários, visando obter dados acerca do perfil do visitante, sua capacidade real e potencial de consumo turístico e sua avaliação no que se refere à qualidade das instalações e serviços da feira a partir de uma escala de cinco níveis. Na avaliação geral, o grau de satisfação dos visitantes foi elevado, já que 91,4% dos entrevistados consideraram o evento excelente ou muito bom. Contudo, alguns itens demandam melhorias, como os serviços de comunicação/telefonia e sanitários. Com os resultados, busca-se fornecer subsídios para o aperfeiçoamento das edições subsequentes do evento.Downloads
Published
Issue
Section
License
In this term of responsibility I (we) certify the participation in the drafting of the attached article, thereby making public my (our) responsibility for its content. I (we) declare not omitting any connections or financing agreements between I (we) and entities and / or institutions that may have an interest in the publication of this article. I (we) certify that the article is original and that the work, in whole or in part, or any other work with content substantially similar to my (our) authorship, in any other format (printed or electronic), was not sent to another journal and will not be sent while is being considered by the Applied Tourism. In this consent form, the authors give permission to the journal, in the case of approval by the Editorial Board, for the publication of the attached article in hard copy and/or electronic form, in a regular edition of the journal.