VISÃO BASEADA EM RECURSOS: Uma Análise da Vantagem Competitiva de Balneário Camboriú na Percepção dos Stakeholders

Authors

  • Amanda Vanderlinde Lins Graduanda em Administração Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
  • Luiz Carlos da Silva Flores Doutor em Engenharia de Produção Professor/Pesquisador Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria – UNIVALI
  • Raquel Oliveira de Mattos da Silva Flores

DOI:

https://doi.org/10.14210/at.v3n3.p65-81

Keywords:

Destinos turísticos. Visão Baseada em Recursos. VBR. Vantagem competitiva.

Abstract

Tradicionalmente o destino turístico é uma unidade geográfica, uma localidade que envolve uma série de infraestrutura, atrações, serviços e atividades para proporcionar a maior satisfação do visitante. A competição entre destinos turísticos está mais acirrada, as cidades se preparam e investem em atividades, infraestrutura, atrações, e desenvolvem recursos para maior satisfação dos turistas que visitam. Diante deste cenário define-se o objetivo desta pesquisa: avaliar a vantagem competitiva de Balneário Camboriú com base na Visão Baseada em Recursos (VBR), na percepção dos stakeholders. Para isso foi adotado uma metodologia exploratória e bibliográfica. Na seção de revisão bibliográfica são apresentadas inicialmente as várias definições de destinos turísticos, competitividade e VBR. Como resultado identificou-se que Balneário Camboriú possui recursos considerados como vantagens competitivas que podem ser utilizadas para o sucesso sustentável do destino turístico.

Published

2018-12-24

Issue

Section

Artigos