RECURSOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DE GEOEDUCAÇÃO: um meio para fomentar o geoturismo no Projeto Geoparque Caminhos Dos Cânions do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v4n2.p01-10Palavras-chave:
Geoturismo. Geoeducação. Recursos Didáticos. Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.Resumo
O presente estudo aborda os recursos didáticos desenvolvidos para os alunos do 6º ano da Rede Municipal de Educação Básica de Jacinto Machado/SC, com vistas a contribuir para a geoeducação. De forma lúdica e interativa, os recursos visam ilustrar a origem, os processos e a definição de parte do patrimônio geológico inventariado no território do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (GCCS). A iniciativa tem como pressuposto o entendimento de que as ações de geoturismo e de geoconservação devem estar associadas com as da geoeducação, para que possam envolver todas as instâncias da comunidade e consolidarem-se como alternativas concretas para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Utilizando-se da pesquisa-ação como definição metodológica, o estudo desenvolveu quatro recursos didáticos que serão aplicados na Rede Municipal de Ensino de Jacinto Machado/SC e que poderão ser replicados a todos os sete municípios incluídos no Projeto GCCS.
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