RECURSOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DE GEOEDUCAÇÃO: um meio para fomentar o geoturismo no Projeto Geoparque Caminhos Dos Cânions do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v4n2.p01-10Keywords:
Geoturismo. Geoeducação. Recursos Didáticos. Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.Abstract
O presente estudo aborda os recursos didáticos desenvolvidos para os alunos do 6º ano da Rede Municipal de Educação Básica de Jacinto Machado/SC, com vistas a contribuir para a geoeducação. De forma lúdica e interativa, os recursos visam ilustrar a origem, os processos e a definição de parte do patrimônio geológico inventariado no território do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (GCCS). A iniciativa tem como pressuposto o entendimento de que as ações de geoturismo e de geoconservação devem estar associadas com as da geoeducação, para que possam envolver todas as instâncias da comunidade e consolidarem-se como alternativas concretas para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Utilizando-se da pesquisa-ação como definição metodológica, o estudo desenvolveu quatro recursos didáticos que serão aplicados na Rede Municipal de Ensino de Jacinto Machado/SC e que poderão ser replicados a todos os sete municípios incluídos no Projeto GCCS.
Downloads
Published
Issue
Section
License
In this term of responsibility I (we) certify the participation in the drafting of the attached article, thereby making public my (our) responsibility for its content. I (we) declare not omitting any connections or financing agreements between I (we) and entities and / or institutions that may have an interest in the publication of this article. I (we) certify that the article is original and that the work, in whole or in part, or any other work with content substantially similar to my (our) authorship, in any other format (printed or electronic), was not sent to another journal and will not be sent while is being considered by the Applied Tourism. In this consent form, the authors give permission to the journal, in the case of approval by the Editorial Board, for the publication of the attached article in hard copy and/or electronic form, in a regular edition of the journal.