RECURSOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DE GEOEDUCAÇÃO: um meio para fomentar o geoturismo no Projeto Geoparque Caminhos Dos Cânions do Sul

Autores

  • Sinval Pereira Júnior Discente do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio
  • Leila Maria Vasquez Beltrão Doutora em Geografia – UFSC; Docente do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio
  • Janete Rodrigues Bondan Graduanda do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo; Discente do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio
  • Patrícia Fagundes Gomes Graduanda do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo; Discente do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio

DOI:

https://doi.org/10.14210/at.v4n2.p01-10

Palavras-chave:

Geoturismo. Geoeducação. Recursos Didáticos. Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

Resumo

O presente estudo aborda os recursos didáticos desenvolvidos para os alunos do 6º ano  da Rede Municipal de Educação Básica de Jacinto Machado/SC, com vistas a contribuir para a geoeducação. De forma lúdica e interativa, os recursos visam ilustrar a origem, os processos e a definição de parte do patrimônio geológico inventariado no território do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (GCCS). A iniciativa tem como pressuposto o entendimento de que as ações de geoturismo e de geoconservação devem estar associadas com as da geoeducação, para que possam envolver todas as instâncias da comunidade e consolidarem-se como alternativas concretas para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Utilizando-se da pesquisa-ação como definição metodológica, o estudo desenvolveu quatro recursos didáticos que serão aplicados na Rede Municipal de Ensino de Jacinto Machado/SC e que poderão ser replicados a todos os sete municípios incluídos no Projeto GCCS.

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Publicado

2019-09-28

Edição

Seção

Artigos