Endomarketing as a tool for excellence: A case study of a hotel in João Pessoa – PB
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v7i3.19297Resumen
Endomarketing is a valuable management tool in many enterprises, including the hotel industry. This article presents the results of a case study whose goal was to analyze Endomarketing in a hotel located in João Pessoa-PB. The research design was exploratory and descriptive, with quantitative and qualitative approaches, through the application of a questionnaire to the employees in the reception, food and beverage, governance, and maintenance sectors who have direct contact with the services provided to the final consumer, and an interview with the general manager responsible for the equipment studied, to find out his perception of Endomarketing. To protect the respondents’ confidentiality, the enterprise studied was given the fictitious name of Maré Hotels. This accommodation establishment was chosen because it carries out marketing and is commercially recognized work in area of hotel management. The results show that even though the company is stable and well-known, some aspects can be improved; it was also understood the employees are satisfied in terms of corporate communication and professional recognition.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Adriana Brambilla, Emily Alana Lourenço dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não o serão enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Applied Tourism, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão à Applied Tourism, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia impressa e/ou eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.