PROJETO DE EXTENSÃO LUDOTECA DO TURISMO: A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICO-Pedagógicos Junto a Escola da Inclusão da UFPel

Autores/as

  • Roberta Mattos Lessa Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Leonardo Ferreira Resende Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Priscilla Teixeira da Silva Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Sarah Marroni Minasi Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/at.v3n1.p170-185

Palabras clave:

Ludoteca do Turismo. Jogos lúdico-pedagógicos. Escola da Inclusão da Universidade Federal de Pelotas.

Resumen

Este trabalho tem como objeto de estudo a elaboração de jogos lúdico-pedagógicos para trabalhos de sensibilização nas áreas de turismo e patrimônio junto a pessoas com deficiência. Neste contexto, o objetivo geral do presente estudo é apresentar os dois jogos desenvolvidos pelo Projeto de Extensão “Ludoteca do Turismo”, do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir da experiência de trabalho com o grupo de alunos da Escola da Inclusão da UFPel no ano de 2016. Para isso, foram realizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com alunos, pais e organizadores da Escola da Inclusão. Com base na análise realizada pode-se concluir que o “Bingo dos Patrimônios” foi o jogo que mais chamou atenção, com o uso de imagens em tamanho grande para que toda a turma, independente da idade ou da deficiência, pudesse participar, tornando a ação, de fato, lúdica e inclusiva. 

Publicado

2018-04-30

Número

Sección

Artigos