What color is the Northeast? An analysis of the visual language (images and colors) of tourism advertisements
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v8i1.18886Resumo
Colors play a very important role in all aspects of people's lives. It would be impossible to imagine a world without this visual perception, which is capable of influencing decisions and arousing emotions by the mere fact that it can be perceived. Despite being a physiological event (visualizing an image, a color), this act awakens a subjective sensitivity that is dependent on the context in which it occurs. The objective of this research is to present a descriptive and qualitative analysis of the use of colors in tourism advertisements in the Northeast region, and how this use impacts the perception of images and the choices made by individuals in these advertising campaigns. Advertising cards (posters and virtual ads) of tourism agencies were collected, and submitted to a detailed analysis of all the signs that compose the image and text, seeking to elucidate points of convergence between these constructions, in the light of Goethe’s color theory and the psychological analysis of colors. The results of this study confirm the premise that colors play a key role in the public's choice of travel routes and influence their perceptions, according to the sensations that the colors provoke in the individual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simone Neto de Santana Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não o serão enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Applied Tourism, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão à Applied Tourism, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia impressa e/ou eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.