Tourism and Impacts of COVID-19:

Perspectives of Tourists Visiting Conservation Units in Paraná (Brazil)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/at.v8i3.19580

Resumen

The search for natural environments is a valued alternative post-lockdown caused by Covid-19. This trend increases interest in the role of Conservation Units - CUs and the perspective of (re) connecting with nature. Thus, this study aims to understand the effects of the pandemic from the perspective of tourists who visit CUs in the state of Paraná. The research has an exploratory nature, adopting a mixed approach with a web survey and documentary research design. The results show that CUs underwent modifications with the outbreak of the pandemic. The use of technologies played a crucial role in keeping tourists informed, allowing them to explore CUs digitally or make reservations. The closure of CUs at various points during the pandemic was a significant hindrance to visitations, along with the fear of leaving home. Concerns such as changes in occupation/work, income, and difficulties in other routine activities also limited travel. However, the respondents understand that at the end of their visitation to the CUs, they tend to recover their well-being. In conclusion, natural spaces are deemed important for the society's mental health, offering the possibility of (re) connecting individuals with nature, highlighting the significance of CUs for mental well-being.

Biografía del autor/a

Wellyngton Fernando Leonel de Souza, Universidade Federal do Paraná

Estudou o ensino básico, fundamental e médio em instituições de ensino público no Paraná. Cursou ensino técnico em Eletrotécnica como bolsista do PRONATEC na instituição de ensino privado SENAI/PR. Formado em Gestão de Turismo na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Foi estagiário na Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Urbanismo de Morretes/PR. Integrou como bolsista o Programa de Educação Tutorial (MEC/UFPR), grupo PET Litoral Social. Atuou como voluntário em projeto de Iniciação Científica entre 2019 e 2021. Foi voluntário no projeto de Extensão "Cultura + Política" entre 2020 e 2022. Atualmente é mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Instituto Federal do Paraná, mestrando bolsista CAPES/DS em Turismo na Universidade Federal do Paraná, integrante do Grupo de Pesquisa CNPq TTD - Turismo, Território e Desenvolvimento e do Grupo de Pesquisa CNPq TURITEC - Turismo, Tecnologia, Informação, Comunicação e Conhecimento.

Marcos Luiz Filippim, Universidade Federal do Paraná

Graduado em História (licenciatura) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1991), com especialização em Administração Pública e em Publicidade e Propaganda, mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2004), e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, com período Sanduíche na Universidade do Minho (Portugal). Foi docente no Programa de Pós-Graduação em Turismo (Mestrado) da Universidade Federal do Paraná (PPGTUR/UFPR) e na Universidade do Oeste de Santa Catarina, onde também exerceu a função de Coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Gestão de Turismo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, sendo que atua como docente e Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Setor Litoral. Compõe o Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ intitulado "Turismo, Território e Desenvolvimento" e desenvolve pesquisas relacionadas a esta temática, especialmente em sua dimensão sociocultural.

Christopher Smith Bignardi Neves, Universidade Federal do Paraná

Doutorado (cursando) em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestrado em Turismo pela UFPR; Mestre em Gestión y Dirección de Equipos pela Escuela de Negocios Europea de Barcelona - ENEB. Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFPR; em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar pela UFPR, Setor Litoral; em Gestão Escolar pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná - ISULPAR. Graduado (Técnologo) em Gestão de Turismo pela UFPR, Setor Litoral; Graduado (Licenciatura Plena) em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Servidor Público na Prefeitura Municipal de Paranaguá. Realiza pesquisas envolvendo principalmente temas LGBT+.

Marcelo Chemin, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Turismo (UEPG, 2001). Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI, 2004). Doutor em Geografia (UFPR, 2011).Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR Setor Litoral). Vinculado ao Colegiado de Gestão de Turismo (Superior de Tecnologia). Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Turismo (PPGTUR) da UFPR - Mestrado acadêmico. Integrante dos Grupos de Pesquisa CNPQ: 1) Turismo, Território e Desenvolvimento e 2) TerroirTUR - Turismo, Enoturismo, Gastronomia, Patrimônio do Vinho e Desenvolvimento.

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Publicado

2023-11-06