COMPETITIVIDADE NA DESTINAÇÃO TURÍSTICA: ANÁLISE DO DESEMPENHO REAL FRENTE AO DESEMPENHO PERCEBIDO PELOS GESTORES
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v1n1.p145-172Resumen
O estudo da competitividade das destinações turísticas tornou-se freqüente junto à pesquisadores que buscam o entendimento de como esse fenômeno se desenvolve e porque algumas destinações alcançam resultados mais significativos do que outras que possuem atrativos mais interessantes. Grande parte das pesquisas tem por finalidade verificar o que uma destinação possui para torná-la mais desejada do que suas concorrentes, entendendo que a competitividade é um objetivo final a ser alcançado. Neste estudo tem-se por objetivo a análise do desempenho competitivo real de uma destinação em relação à percepção dos gestores que atuam no comando dos empreendimentos existentes na área de
turismo. Para alcançar este intento foi utilizado como base o conjunto de indicadores de competitividade propostos por Dwyer e Kim (2003) em seu modelo voltado à análise da competitividade de destinações turísticas. Como universo de pesquisa optou-se por um estudo de caso múltiplo envolvendo três municípios catarinenses, nos quais o turismo pode ser considerado como a atividade econômica de maior importância dentro da
composição do PIB de serviços. A abordagem do estudo foi quantitativa, utilizando-se de uma pesquisa do tipo exploratória, que envolveu alguns aspectos descritivos para melhor analisar os indicadores envolvidos. Dentre as principais conclusões do trabalho é possível destacar a existência de correspondência entre o desempenho competitivo real da destinação e a percepção do mesmo pelos gestores entrevistados. Essa constatação permite que sejam definidas ações concretas por parte do
poder público para melhorar o desempenho de uma destinação turística a partir de um levantamento feito junto aos gestores da iniciativa privada que mostre em que pontos os investimentos serão melhor aproveitados.
Palavras-chave: Turismo. Competitividade das Destinações Turísticas. Indicadores de Desempenho. Políticas Públicas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não o serão enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Applied Tourism, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão à Applied Tourism, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia impressa e/ou eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.