MICROCERVEJARIAS CATARINENSES E O TURISMO: da formação de tipologias do produto às aproximações com a atividade
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v1n2.p73-95Resumen
A proposta deste artigo é estimular a discussão em torno da potencialidade turística concebida pelas microcervejarias catarinenses. Analisa-se aqui o ‘produto turístico’ com o enfoque na categorização da produção que se forma através do estabelecimento de marcos que caracterizem a concepção artesanal desta bebida. Emprega- se aqui o materialismo histórico dialético como ferramenta de pesquisa, seja na construção de um novo ideário sobre o tema ‘consumo de cerveja’, seja na compreensão histórica desse elemento ou na proposta de incorporação do consumo consciente de bebidas alcóolicas como elemento de lazer na sociedade, estando este, inserido no turismo. Nesse sentido, busca-se reconhecer a tipologia da produção catarinense para com base no Beer Judge Certi cation Program (BJCP) para que este reconhecimento possa servir como facilitador do turismo gastronômico em microcervejarias.
Palavras-chave: Microcervejarias; Beer Judge Certi cation Program (BJCP); Turismo Cervejeiro Catarinense.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não o serão enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Applied Tourism, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão à Applied Tourism, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia impressa e/ou eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.