COLLINS DISTRIBUIDORA: OS DESAFIOS NA GESTÃO DE PESSOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v26n2(Mai/Ago).p229-243

Palavras-chave:

Recursos Humanos. Motivação. Gestão de Pessoas.

Resumo

Este caso para ensino tem por objetivo oportunizar aos alunos a discussão de situações pertinentes à gestão de pessoas por meio da Empresa Collins Distribuidora, relatando suas dificuldades na gestão dos funcionários ao longo do seu crescimento e as consequências acarretadas pela falta de posicionamento dos gestores. Em 2016, após a perda de um dos principais clientes da empresa, Marlon acredita ser o momento propício de discutir sobre a administração de recursos humanos, deste modo convoca os demais sócios, Carlos e Marcos, para uma reunião. É preciso decidir o que fazer e quais as possíveis soluções, levando em consideração o posicionamento divergente entre os sócios. A proposta é fazer com que os alunos se coloquem no lugar dos gestores, a fim de promover o debate sobre estratégias de curto e longo prazo para os desafios vivenciados pela Collins. Assim, o caso apresenta uma situação na qual o leitor é levado a refletir sobre diversos conceitos inerentes à motivação, ao comprometimento e à produtividade, e relacioná-los com a realidade do mundo corporativo. Propõe-se que o caso seja aplicado nos cursos de Graduação em Administração e Gestão de Recursos Humanos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira dos Passos, UNIVALI

Graduanda em Administração

Helena Wollinger, UNIVALI

Graduada em Ciências Contábeis Mestre em Administração Doutoranda em Administração

Downloads

Publicado

2019-09-23

Edição

Seção

Caso para Ensino