OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: UM ESTUDO COM DOCENTES DAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n3(Set/Dez).p366-380

Palavras-chave:

Sentido do Trabalho. Trabalho Docente. Pós-Graduação.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar os sentidos do trabalho para docentes de pós-graduação stricto sensu das áreas de Administração e Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa realizada é de natureza descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de informações foi realizada por meio de 27 entrevistas com roteiro semiestruturado e as informações analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. Para os entrevistados, um trabalho que tem sentido proporciona satisfação pessoal, realização e identidade, está organizado de forma que apresente objetivos claros e resultados úteis, que proporcione possibilidades de estabelecer relações interpessoais, inserção social e que seja moralmente aceitável. Os resultados mesclam os sentidos do trabalho encontrados por Morin (2001), Morin, Tonelli e Pliopas (2003), Oliveira, Piccinini, Fontoura e Schuweig (2004) e Piccinini, Oliveira, Fontoura e Schweig (2005), apresentando as características de um trabalho que tem sentido. Gerencialmente, os resultados alcançados podem auxiliar as IES em questões referentes à organização do trabalho docente, como a burocracia, os excessos de reuniões, a carga excessiva de trabalho e a má divisão dos cargos de gestão.

Biografia do Autor

Malena Piloni Petri

Mestre em Administração pela IMED Faculdade Meridional

Shalimar Gallon, Faculdade Meridional - IMED IMED Business School Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Elem Duarte Vaz, Faculdade Meridional - IMED IMED Business School Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestranda em Administração pela Faculdade Meridional

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Publicado

2019-02-28

Edição

Seção

Artigo