O CONSUMO DE CRÉDITO E SEUS PREJUÍZOS E OS BENEFÍCIOS NA SOCIEDADE: UM ESTUDO INTERPRETATIVISTA NA PERSPECTIVA DE IDOSOS COMO CONSUMIDORES

Autores

  • Gustavo Tomaz de Almeida Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Brasil. Professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Depto de Gestão, Brasil. E-mail: gustavo.almeida@uemg.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6321-168X R. Major Lopes, 574 - São Pedro, Belo Horizonte - MG, 30330-050
  • Fernanda Caroline Chagas Ferrão Centro Universitário de Belo Horizonte / UNI-BH - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Curso de Ciências Contábeis
  • Jonathan Avelino da Silva Centro Universitário de Belo Horizonte / UNI-BH - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Curso de Ciências Contábeis
  • Bruno Medeiros Ássimos Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Brasil. Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, Depto de Administração, Brasil. E-mail: bruno.assimos@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4699-8753 Rod. MG-A, 505, Florestal - MG, 35690-000

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n3(Set/Dez).p381-401

Palavras-chave:

Idosos, Consumo de Crédito, Marketing e Sociedade.

Resumo

O consumo de crédito é um tema que tem interessado pesquisadores internacionais, embora haja muito espaço para discutir sobre suas relações no contexto nacional e sob o olhar do marketing e da sociedade. Nesse sentido, esse artigo objetiva compreender o consumo de crédito na terceira idade, apontando, entre outros, para os benefícios e/ou os prejuízos dessa relação. Metodologicamente, optou-se por um trabalho qualitativo - entrevistas individuais em profundidade com 12 idosos (73 horas de vídeo e 1.396 páginas de transcrição). Os dados foram interpretados via Análise de Conteúdo, formando três categorias: independência financeira e de vida, idosos e suas relações com os serviços financeiros e divergências nas narrativas dos participantes – o que aponta para grupos de idosos de acordo com a forma como eles consomem o crédito. Como resultados e considerações finais, e diferente de boa parte dos trabalhos anteriores, o que se nota é que o crédito assume uma dimensão simbólica particular nessa fase de vida, ao mesmo tempo em que se questionam as práticas de algumas organizações que levam o idoso a consumir o crédito de maneira desmedida.

Biografia do Autor

Gustavo Tomaz de Almeida, Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Brasil. Professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Depto de Gestão, Brasil. E-mail: gustavo.almeida@uemg.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6321-168X R. Major Lopes, 574 - São Pedro, Belo Horizonte - MG, 30330-050

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Brasil. Professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Depto de Gestão, Brasil. E-mail: gustavo.almeida@uemg.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6321-168X R. Major Lopes, 574 - São Pedro, Belo Horizonte - MG, 30330-05

Fernanda Caroline Chagas Ferrão, Centro Universitário de Belo Horizonte / UNI-BH - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Curso de Ciências Contábeis

Centro Universitário de Belo Horizonte / UNI-BH - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Curso de Ciências Contábeis

Jonathan Avelino da Silva, Centro Universitário de Belo Horizonte / UNI-BH - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Curso de Ciências Contábeis

Centro Universitário de Belo Horizonte / UNI-BH - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Curso de Ciências Contábeis

Bruno Medeiros Ássimos, Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Brasil. Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, Depto de Administração, Brasil. E-mail: bruno.assimos@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4699-8753 Rod. MG-A, 505, Florestal - MG, 35690-000

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Brasil. Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, Depto de Administração, Brasil. E-mail: bruno.assimos@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4699-8753 Rod. MG-A, 505, Florestal - MG, 35690-000

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Publicado

2019-02-28

Edição

Seção

Artigo