UMA METODOLOGIA PARA ANALISAR AS PRÁTICAS PERCEBIDAS DE LIDERANÇA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR BANCÁRIO

Autores

  • Rafael Rolow Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC
  • Jean Carlo de Oliveira João Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v16n2.p260-277

Resumo

Estuda-se a percepção das equipes em relação a estilos de liderança praticados pelos seus respectivos líderes. O estudo de caso foi realizado com uma instituição bancária de varejo com equipes comerciais de gerentes gerais e gerentes de relacionamento com clientes. O fato novo neste estudo reside na verificação e comparação entre a autopercepção das preferências de liderança do líder, e as práticas de liderança efetivamente percebidas pela equipe. O objetivo foi verificar se as preferências de lideranças do líder de fato se traduzem em práticas percebidas pela equipe. Os resultados revelaram que a verificação da percepção das práticas de liderança pela equipe se constitui numa forma eficaz de feedback, que agrega significativo valor sobre a autopercepção das preferências de práticas de liderança do líder. Palavras-chave: Liderança; Liderança Situacional; Estilos de Liderança

Biografia do Autor

Rafael Rolow, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

Secretária

Downloads

Publicado

2009-07-22

Edição

Seção

Artigo