O QUE ELES PENSAM SOBRE ELAS? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MULHER EXECUTIVA

Autores

  • Camila Antunes PPGA PUC Minas
  • Antonio Carvalho Neto PPGA PUC Minas
  • Érica Lima-Souza PPGA da PUC Minas
  • Carolina Mota-Santos PPGA da PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n3(Set/Dez).p349-365

Palavras-chave:

Representações Sociais. Relações de Gênero. Mulheres Executivas.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar, a partir da perspectiva dos homens executivos, as representações sociais sobre a mulher executiva quanto à sua atuação no ambiente de trabalho. A metodologia tem abordagem qualitativa; quanto aos objetivos, é descritiva; e o método adotado foi o estudo de casos múltiplos. Foram analisadas três empresas de grande porte do Brasil. A amostra foi composta por 31 executivos com posições de alto nível estratégico. A partir da análise de dados emergiram cinco categorias: esforço e comprometimento; lealdade à empresa; disposição para assumir riscos; capacidade de tomar decisões; e capacidade de negociação. A maioria dos entrevistados acredita que as mulheres são mais comprometidas e se esforçam mais; que são menos leais à empresa; que são menos centralizadoras e possuem menor poder de decisão; que são emocionalmente frágeis e passivas; e que precisam adotar uma postura mais agressiva para negociar. Estes dados indicam uma manutenção das representações sociais tradicionais de gênero, em que são atribuídas às mulheres traços de submissão, dependência, fragilidade, emotividade e responsabilidade pelas tarefas domésticas e cuidados relativos aos filhos.

Biografia do Autor

Camila Antunes, PPGA PUC Minas

Mestranda pelo PPGA da PUC Minas

Antonio Carvalho Neto, PPGA PUC Minas

Professor do PPGA da PUC Minas President Elect of IFSAM - International Federation of Scholarly Associations of Management

Érica Lima-Souza, PPGA da PUC Minas

Mestranda pelo PPGA da PUC Minas

Carolina Mota-Santos, PPGA da PUC Minas

Professora do PPGA da PUC Minas

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Publicado

2019-02-28

Edição

Seção

Artigo