ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA QUALIDADE DO SERVIÇO NA UBER A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SEUS USUÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v28n2(Mai/Ago).p179-196

Palavras-chave:

Dimensões da qualidade, Serviços compartilhados, Uber.

Resumo

A qualidade em serviço tem cada vez mais se evidenciado como algo relevante, principalmente no contexto da economia compartilhada, na qual a Uber se insere. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de qualidade dos usuários de Uber no que se refere às dimensões de confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade. Para tanto, realizou-se uma análise de dados qualitativos a partir dos comentários de usuários da Uber, colhidos da plataforma digital Google Play. O modelo teórico da SERVQUAL fundamentou a escolha pelas dimensões analisadas. Em termos de resultados, todas as dimensões apresentam mais fatores que foram julgados como negativos do que positivos, sendo os mais críticos relativos às dimensões de responsividade, confiabilidade e segurança, respectivamente. Também se afere que é notória a variabilidade do serviço prestado pela Uber, já que alguns fatores são taxados tanto positivamente quanto negativamente por usuários diferentes. Como contribuições, destaca-se a retomada das características das dimensões de qualidade em serviços (confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade) com foco em um serviço compartilhado, além da aplicação qualitativa das dimensões que compõem a escala SERVQUAL.

Biografia do Autor

Luís Matheus Tavares Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Bolsista e pesquisador na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, da Universidade Federal do Ceará.

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigo