CLIENTES OU TORCEDORES: A EMPRESARIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL

Autores

  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rosimeri de Fátima Carvalho Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v13n2.p167-184

Resumo

Devido a crescente influência das empresas no mundo de hoje, as estratégias, a linguagem, as técnicas e o lucro, antes dimensões restritas a este tipo de organização, transbordaram para outras de organizações cujo objetivo principal não era o resultado financeiro. Pretende-se neste artigo questionar a influência que a lógica de ação empresarial (empresarização) exerce sobre o futebol brasileiro, tornando-se necessário abordar também, considerando a transformação do futebol em produto, o consumo como elemento central na vida dos indivíduos. Assim, inicialmente, apresenta-se a evolução do futebol, depois, desenvolve-se o conceito de empresarização, na seqüência, aborda-se o consumo como elemento de distinção social, logo após, discorre-se acerca da força da lógica empresarial nos clubes de futebol e, por fim, apresenta-se as considerações finais.

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Publicado

2008-08-05

Edição

Seção

Artigo