A COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING EM APOIO AO POSICIONAMENTO BASEADO EM CAUSAS SOCIAIS

Autores

  • Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira
  • Ana Akemi Ikeda

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v10n2.p129-257

Resumo

Este artigo versa sobre o uso das ferramentas de comunicação no marketing para causas sociais, analisando a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) em apoio ao posicionamento organizacional. O estudo tem por objetivo analisar aspectos do CIM da empresa que adota causas sociais e seus reflexos na imagem institucional e de marca. Realiza-se um levantamento documental e bibliográfico sobre os temas: "a responsabilidade social e o marketing para causas sociais", "visões e posturas do consumidor frente à responsabilidade social corporativa", "impactos da comunicação no posicionamento: a imagem institucional e a imagem de marca" e "a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) em apoio ao posicionamento baseado em causas sociais". Por meio de observações e estudo de caso, analisa-se a comunicação de uma empresa do setor de perfumaria e cosméticos que adota a causa do meio ambiente, mostrando a utilização integrada dos instrumentos de comunicação. Ao final são feitas considerações sobre o tema.

Biografia do Autor

Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira

Secretária

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Publicado

2009-10-28

Edição

Seção

Artigo