A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE POR MEIO DA PROPAGANDA – PROPOSIÇÕES DE PESQUISA, IMPLICAÇÕES GERENCIAIS E DIREÇÕES FUTURAS

Autores

  • Clara Isabel Koetz UFRGS
  • Cristiane Pizzutti dos Santos UFRGS
  • Luís Carlos Yllana Kopschina Centro Universitário Feevale

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n3.p265-277

Resumo

A abordagem econômica da informação considera que as diferentes partes em uma transação têm acesso a montantes distintos de informações. Para evitar os problemas decorrentes da assimetria de informações, em especial o problema da seleção adversa, as empresas podem emitir sinais acerca da qualidade dos seus produtos. O objetivo deste ensaio é analisar os estudos sobre sinalização da qualidade por meio da propaganda desenvolvidos ao longo das últimas décadas. Assim, pretende-se compor uma base conceitual com fi ns acadêmicos e gerenciais; no primeiro, identifi cando as características e especifi cidades dos modelos e desenvolvendo proposições de pesquisa que orientem a elaboração de novos estudos; no segundo, oferecendo apoio à tomada de decisão gerencial que envolva investimentos em propaganda.

Biografia do Autor

Clara Isabel Koetz, UFRGS

Secretária

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Publicado

2010-07-13

Edição

Seção

Artigo